9 de agosto de 2013
História da Profª Ruth Sá
Professora Ruth Sá
Nasceu em Guaratinguetá a 9-12-1904. Seus pais eram: d. Rosalina de Castro Sá e o Sr. Antonio José de Sá.
Em seu berço natal fez curso primário e o Normal. Diplomou-se muito jovem e iniciou a carreira em Caçapava.
A 01-6-1923 foi nomeada para reger a Escola mista Rural do bairro do Pedregulho. A 03-01-1925 removeu-se para as Escolas Rurais Reunidas de Santa Luzia, onde ficou até 02-03-1932 quando veio para o Grupo Escolar Ruy Barbosa, na cidade de Caçapava. Iniciou o exercício, como adjunta desse estabelecimento, a 03-03-1932.
Professora inteligente, entusiasta fez uma brilhante carreira no magistério. No Grupo Escolar regia uns dos 4°s anos, classe que exigia grande preparação de aulas. Encarregava-se das festividades cívicas, do “orfeão Infantil”, atividade essa que era atribuída à professora de gosto artístico e de muita boa vontade, pois, os ensaios eram feitos fora do horário de trabalho e sem gratificação.
Organizava belíssimos shows que apresentava dentro e fora daquela Casa de Ensino, principalmente por ocasiões de entrega de diplomas aos alunos da Escola que engrandecia com as suas iniciativas.
Tomava parte nas festas da cidade; auxiliava as instituições beneficentes. Participou da revolução constitucionalista de 32, trabalhando no Café do Soldado; colaborou na legião Brasileira de Assistência na 2ª Guerra Mundial; foi membro da diretoria as Associação Atlética Caçapavense; foi candidata a Vereadora, não elegeu-se, mas conseguiu ótima votação.
Quando os Ginásios exigiam rigorosos exames de admissão, Ruth Sá manteve um Curso de Preparatório que muito serviu à nossa juventude estudiosa.
Aposentou-se após 30 anos de efetivo e brilhante exercício, e foi residi-se em São Paulo.
Faleceu a 31-5-1969, na capital, porém foi sepultada no cemitério de Caçapava que muito amou e onde foi muito amada pelas crianças, pelo povo em geral.
Em sinal de reconhecimento aos serviços prestados à população, foi dado o seu nome a uma das ruas da Vila André Martins, em Caçapava.
Destacou-se no magistério, pela inteligência, pelo entusiasmo e pelo amor ao Ensino, e às crianças.
Seu nome era RUTH ROSA DE SÁ, mas gostava que a chamassem apenas de RUTH SÁ.
Hino da Escola Estadual Professora Ruth Sá
Hino da EEPG "Ruth Rosa Sá"
I
Salve, Escola, tão querida,
Salve, em seu nobre papel
de doar saber e vida
à Vila Santa Isabel!
Coro
Escola, no dia-a-dia,
irradiando, aqui, está,
toda a luz é alegria
da Patrona "Ruth Sá"!
II
Estudantes com carinho
acolhe grata e feliz,
indicando o bom caminho
para a glória do país
Coro
Escola, no dia-a-dia,
irradiando, aqui, está,
toda a luz é alegria
da Patrona "Ruth Sá"!
III
Seu exemplo e seu amor
haveremos de guardar
para honrar nosso labor
e o Brasil sempre levar!
Coro
Escola, no dia-a-dia,
irradiando, aqui, está,
toda a luz é alegria
da Patrona "Ruth Sá"!
Autora: Olivia Alegri 28/07/1984
5 de agosto de 2013
PRONATEC
PRONATEC - Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Mais uma nova oportunidade de você aprimorar seu conhecimentos na área técnica
O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores. A medida intensifica o programa de expansão de escolas técnicas em todo o país. Além das 81 unidades que estão em execução e devem ser inauguradas neste e no próximo ano, o Governo Federal deve anunciar nos próximos dias outras 120. Com as 140 existentes até 2002, mais as 214 inauguradas no governo anterior, a rede federal deverá contar com cerca de 600 unidades escolares administradas pelos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e um atendimento direto de mais de 600 mil estudantes, em todo o país.
Além disso, o Pronatec visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional. Ou seja, a oferta, pelos estados, de ensino médio concomitante com a educação profissional. Esta ação será abarcada pelo programa Brasil Profissionalizado, parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que teve a adesão das 27 unidades da federação. Os recursos serão repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores. Outra ação importante é a ampliação da Escola Técnica Aberta do Brasil (E-Tec), que já instalou 259 polos em 19 estados até 2010, atendendo a cerca de 29 mil estudantes. Em 2011 serão mais de 46 mil vagas; mais de 59 mil em 2012; mais de 156 mil em 2013 e cerca de 173 mil em 2014. Por intermédio do Pronatec será dada celeridade ao acordo firmado no governo anterior com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual essas entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos. Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac receberão alunos das redes estaduais do ensino médio, que complementarão a sua formação com a capacitação técnica e profissional. As escolas do Sistema S e das redes públicas também ofertarão cursos de formação inicial e continuada para capacitar os favorecidos do seguro desemprego que sejam reincidentes nesse benefício. Esta ação se aplica também ao público beneficiado pelos programas de inclusão produtiva, como o Bolsa Família. O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec amplia o alcance do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies), que passa a chamar-se Fundo de Financiamento Estudantil, com a mesma sigla. Assim, o fundo poderá prover mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio, outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S. O funcionamento é similar ao do Fies do ensino superior, porém com 18 meses de carência e seis vezes o tempo do curso, mais 12 meses para pagamento. Os recursos do programa virão do orçamento do Ministério da Educação, do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), do Sistema S e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto de lei será encaminhado ao Congresso Nacional, onde tramitará em regime de urgência. |
Pessoal depois de todo esse resumão é só você entrar no site e se inscriver para os curso tecnicos oferecidos gratuitamente de governo e pronto e só pegar o diploma!
Boa Sórte!
Inscrições:http://pronatec.mec.gov.br/
2 de agosto de 2013
Breve No Endereço
Na imagem a seguir iremos ver o nosso mais novo e breve endereço que a ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA RUTH SÁ, irá ter durante o ano letivo de 2014, este endereço seria colocado para o ano de 2013, mais em devidos atrasos ocorreu uma pequena mudanças de planos, segundo a empresa que esta a frente da construção do mais novo prédio da escola Ruth Sá, o prazo de entrega foi quebrado pelos atrasos que o mau tempo trouxe aos trabalhadores que estão realizando este grande trabalho.
Todo o campo marcado de Vermelho, é o espaço utilizado para a realização desse projeto da Escola E. Profª Ruth Sá. Então iremos esperar até o ano de 2014. Até Breve pessoal...
Assinar:
Postagens (Atom)